Chávez anuncia que vetará declaração da Cúpula das Américas

CUMANA, Venezuela, 16 Abr 2009 (AFP) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que a Venezuela "junto com outros países" vetará a declaração final que sairá da Cúpula das Américas a ser realizada neste fim de semana em Trinidad e Tobago."A Venezuela vai vetar agora mesmo esta declaração. Nós e outros países dissemos que não estamos de acordo com a esta declaração", disse Chávez, referindo-se à realização da Cúpula das Américas em Port of Spain."Não temos grandes expectativas com relação à Cúpula das Américas. Existe uma declaração que é difícil de assimilar. Está totalmente descolada no tempo e no espaço, como se o tempo não tivesse passado", disse o presidente venezuelano, ao receber nesta quinta-feira em Cumaná (275 km a leste de Caracas) o presidente de Cuba, Raul Castro, para uma reunião da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA).Para Chávez, a declaração de Port of Spain será "muito parecida com a do Canadá, à qual nos opomos. Fomos o único país a se opor em Quebec em 2001" ao documento final do encontro continental.Fontes próximas às negociações de Port of Spain anteciparam quarta-feira que a Venezuela e a Nicarágua são contra dois artigos desse documento relacionados aos direitos humanos e à governança democrática, e ao papel da OEA (Organização dos Estados Americanos) para garanti-los.Em suas declarações, o presidente venezuelano destacou que foi uma coincidência a celebração da reunião da Alba nas vésperas da Cúpula das Américas.Nesta reunião de Cumaná participam, além de Chávez e Raul Castro, os presidentes de Bolívia, Evo Morales, de Nicarágua, Daniel Ortega, de Honduras, Manuel Zelaya, e o primeiro-ministro da República Dominicana, Roosvelt Skerrit.Além disso, participam como convidados o presidente paraguaio Fernando Lugo, e o primeiro-ministro de San Vicente e Granadinas, Ralph Goncalves. O presidente equatoriano, Rafael Correa, não confirmou presença.Sobre a reunião que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve realizar sábado em Port of Spain com os integrantes da União das Nações do Sul (Unasul), Chávez se disse aberto a participar."Eu vou participar nessa reunião da Unasul. Tomara que o presidente dos EUA vá ouvir, tomara que não siga o exemplo do rei da Espanha quando disse "por que não te calas", comentou Chávez, referindo-se à Cúpula Ibero-Americana do Chile em 2007.A Cúpula das Américas em Port of Spain será a primeira vez que Obama se reunirá com seus colegas latino-americanos desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos.A Venezuela manteve nos últimos anos um relacionamento muito ruim com os EUA e em setembro expulsou o embaixador americano de Caracas, em solidariedade ao presidente da Bolívia, Evo Morales, que havia feito o mesmo.

Pesquisa para governador na Grande Aracaju e em 4 municípios do Sertão

O Instituto Padrão ainda não concluiu pesquisa de intenção de voto para o governo do Estado, iniciada semana passada.
Diferente do que foi informado por parte da imprensa, o levantamento não foi encomendado pelo DEM. pesquisa foi contratada pelo deputado estadual Mardoqueu Bodano (PR), pelo ex-deputado federal Heleno Silva (PRB) e um deputado federal, cujo nome não foi revelado pela empresa.
NE NOTÍCIAS teve acesso aos números da pesquisa realizada em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre e Poço Redondo.
Eis os números:
ARACAJU
Déda 44.8%
João Alves 42.8%
Nenhum/Branco/Nulo 10.1%
Não sabe 2.4%
BARRA DOS COQUEIROS
João Alves 59.7%
Déda 33.5%
Nenhum/Branco/Nulo 3.5%
Não sabe 2.3%
SÃO CRISTÓVÃO
Déda 45.1%
João Alves 40.1%
Nenhum/Branco/Nulo 12.2%
Não sabe 2.7%
NOSSA SENHORA DO SOCORRO
João Alves 44.8%
Déda 44.4%
Nenhum/Branco/Nulo 6.7%
Não sabe 4.2%
CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO
Déda 62.2%
João Alves 26.7%
Nenhum/Branco/Nulo 8.9%
Não sabe 2.2%
MONTE ALEGRE
Déda 58.3%
João Alves 30.0%
Nenhum/Branco/Nulo 6.7%
Não sabe 5.0%
NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
Déda 53.8%
João Alves 38.8%
Nenhum/Branco/Nulo 3.8%
Não sabe 3.8%
POÇO REDONDO
Déda 56.4%
João Alves 37.3%
Nenhum/Branco/Nulo 5.5%
Não sabe 0.9%